HERBERTO HELDER (1930-2015)

24-03-2015 15:07

António Telmo, a dado passo da sua célebre entrevista à revista LER, de 1998, refere-se a Fiama Hasse Pais Brandão e a Herberto Helder como sendo «sempre uma inspiração». O poeta de Última Ciência partiu ontem. Soube-se hoje. Em sua homenagem, publicamos um excerto de De Telmo a Herberto, os Passos em Volta: notas para uma propedêutica do agnosticismo marrano, um dos estudos revistos que Pedro Martins incluiu no seu próximo livro, Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria, a ser lançado, no próximo dia 30 de Maio, com a chancela da Zéfiro. O ponto de partida é uma citação de Os Passos em Volta:

 

Sente-se como um apóstolo sem fé. Desejaria morrer, arder no fogo apocalíptico das cidades. Ou ser devorado pela lucidez, estiolar de excessiva inteligência no meio da loucura campestre. Tradição, compreende uma: ama-a. Perdeu o nome, essa sabedoria. Beleza, é pouco. Verdade, é muito. Trata-se de um termo subtil que participa de uma e outra, que se tornou inútil, insensato (pp. 17-18).


Na expressão Apóstolo sem fé se encerra a recapitulação magnífica do agnosticismo marrano de Herberto: a atitude errante e incessante de uma demanda que, se não conduz nunca à certeza do conhecimento de Deus, enriquece todavia o caminheiro, humana e salvificamente.

Segue-se o elogio dessa excessiva inteligência que, como lucidez, se contrapõe à loucura. Sabemos bem o que pensar disto. Mas já não assim com a referência imediata a uma tradição que se compreende e ama. Tradição, em hebraico, diz-se kabbalah – e a esta última, segundo propôs Cândido Franco, na recensão citada, poderíamos nós, na esteira de Telmo, chamar poesia.

Talvez o nome perdido pelo poeta, mais do que o seu próprio, seja – o que vem de resto, como problema identitário, a dar no mesmo – o da tradição a que pertence, e que continua a compreender e a amar (como se escreve no início do conto: pensando-a, sentado, na Holanda – uma Holanda que, através de Spinoza e de Sampaio Bruno, nos há-de parecer bastante significativa a este respeito): o credo mosaico relegado pelo medo para o limbo do subconsciente, para aqui actualizarmos a tese de António Telmo.

Talvez o que no estado marrano sobretudo perdure dessa tradição seja afinal a metáfora: termo subtil postado entre a beleza e a verdade, como organon de uma razão poética que de uma e de outra participa, no trânsito da alma para o espírito. Talvez por isso Herberto afirme que a Beleza é pouco: por saber que nenhuma arte verdadeiramente digna desse nome pode prescindir do pensamento por que a demanda se cumpre. E nisto, ainda que a Verdade seja muito para o agnóstico que humildemente afirma não saber, não poderia estar mais próximo de António Telmo e da sua Arte Poética.

Não por acaso, Álvaro Ribeiro via na metáfora (e no seu contrário: a etimologia) um dos caracteres essenciais da atitude mental do judeu[1]; e não se pode outrossim negar constituir ela, por excelência, precioso instrumento de dissimulação. Não por acaso, escrevendo sobre os marranos, em Filosofia e Kabbalah deles afirma António Telmo: «A astúcia e o espírito diplomático, a capacidade de falar ou de pensar em duas línguas e o subtil sentido da metáfora ou da ironia são, entre outros, os seus produtos superiores. Esta última linha é a da nobreza espiritual sufi ou sefardi.»[2] Não por acaso, Arte Poética e Os Passos em Volta saem a lume nesse mesmo ano, já distante de meio século, de 1963. Não por acaso descendem os seus autores de gente de nação. Não por acaso os reúno aqui, a final: à semelhança do que fizera no começo, como quem agora fechasse o círculo.      



[1] Cfr. António Telmo, A Terra Prometida: Maçonaria, Kabbalah, Martinismo e Quinto Império, p. 92.

[2] António Telmo, Filosofia e Kabbalah, p. 82.