INÉDITOS. 15

04-06-2014 11:37

Sonho mágico*

 

Os esquilos são animais ágeis, por sua essência ligados às árvores. Armazenam nos seus buracos provisões para o Inverno, constituídas por sementes e frutos duros. Saltam graciosamente de ramo em ramo e de árvore em árvore. Os cientistas não puderam encontrar ainda a razão da cauda, um grande e belíssimo tufo de pelos que parece não servir para nada.

O esquilo tem, evidentemente, o seu arquétipo. A beleza é, em geral, explicada nos animais e nas plantas pelo sexo. Não nos consta, porém, que animais hediondos, como o hipopótamo por exemplo, não tenham sexo. Outros factores virão resolver o problema. No tinteiro dos cientistas não há tinta para as ideias tais como existem na ideação de Platão e muito menos tais como vivem no pensamento de Deus.

Tudo o que escrevi que ler se leia fi-lo como num sonho mágico. Houve aí como que um ir à toa do pensamento e, no entanto, algo que é íntimo em quanto escrevi e a mim estranho tem, não raras vezes, a claridade de um olhar certeiro.

Sempre que leio textos meus antigos, esquecidos entre os meus papéis, mais se me torna evidente que foram elaborados por uma espécie de magia. Sinto-os, pois os esqueci, como alheios. Todavia, encantam-me e seduzem-me como se ouvisse a minha alma falando-me das bandas onde sopra o Espírito.

 

António Telmo

____________

* Título da responsabilidade do editor.