EDITORIAL. 04

22-08-2015 20:17

O futuro tem um nome: António Telmo

 

O número de visitas desta página conheceu ontem um novo recorde: 492. Se o facto se explica sobretudo pelas diversas publicações com que nesse dia e na véspera assinalámos a passagem do quinto aniversário da partida do nosso patrono, não deixa porém de ser digna de registo e de sublinhado uma marca absolutamente invulgar neste domínio.

Dentro de três meses, o Projecto António Telmo. Vida e Obra terá completado dois anos de vida. É hoje uma realidade inquestionável, implantada a nível nacional (com particular incidência na Grande Lisboa, no Alentejo, em Coimbra e no Porto), fruto de uma acção séria, persistente, dedicada e – por tudo isto – reconhecida, respeitada. A este propósito, não devemos ainda esquecer a presença do nosso Projecto no Brasil, através da colaboração dos nossos confrades que o representam em metrópoles como Brasília, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte.

As Obras Completas de António Telmo, editadas pela Zéfiro, casa que é nosso principal parceiro, e que contam com o apoio institucional e científico do Projecto, veem, neste momento, o seu IV Volume em fase final de elaboração. Até ao final do ano em curso, e em pouco mais de dois anos, estarão repostos no mercado livreiro todos os livros que António Telmo publicou até ao final da década de 1980. Ao mesmo tempo, centenas de páginas inéditas têm sido exumadas do espólio do filósofo, em muito ampliando os horizontes do conhecimento da sua vida, da sua obra, do seu pensamento.

Ainda em parceria com a Zéfiro, foi inaugurada, já este ano, a Colecção Thomé Nathanael – Estudos sobre António Telmo, com a edição do primeiro livro de um só autor sobre o nosso patrono.

As Tardes Télmicas, promovidas em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, retomarão no início de Outubro a sua segunda edição, que, à semelhança da anterior, vem conhecendo apreciável sucesso.

Assumindo-se como um projecto irradiante no seio da Filosofia Portuguesa, o Projecto António Telmo. Vida e Obra continua ainda, em parceria com instituições como o jornal Raio de Luz ou a Câmara Municipal de Almada, a promover o estudo e a divulgação da obra de Agostinho da Silva, um dos quatro mestres de António Telmo, através dos ciclos de palestras Agostinho Revisitado: Novas Aproximações, e isto depois do enorme sucesso que conheceram, em 2014, as comemorações agostinianas de matriz télmica do 20.º aniversário da partida do Estranhíssimo Colosso, de que o momento culminante terá sido, em 26 de Novembro último, a sessão de homenagem “Encontro com Agostinho da Silva”, promovida pela Biblioteca Nacional de Portugal em parceria com o nosso parceiro Centro de Estudos Bocageanos, e na qual se apresentaram os dois únicos livros de agostiniana publicados nesse ano comemorativo, ambos com o selo inquestionável do nosso Projecto.

António Quadros será outro dos nomes a celebrar este ano pela família télmica, com a edição, pela Fundação António Quadros e pela Labirinto de Letras, e que conta com o apoio institucional e científico do nosso Projecto, do livro António Quadros e António Telmo: Epistolário e Estudos Complementares.

Ainda em 2015, António Telmo estará em foco em dois congressos internacionais, um a realizar no Porto, em Novembro, comemorativo do centenário da morte de Sampaio Bruno, e o outro em Dezembro, em Lisboa, sobre Judeus e Cristãos-Novos no Mundo Lusófono. Em ambos serão oradores membros do nosso Projecto, que assim neles garantirão a presença télmica.

A acção do Projecto António Telmo. Vida e Obra estende-se ainda à colaboração com revistas que se constituem como nossos parceiros privilegiados, casos da revista de cultura libertária A IDEIA e da DEVIR – Revista de Cultura Ibero-Americana, que ainda este ano darão a lume escritos inéditos de António Telmo e outros da autoria de membros do nosso Projecto, sobre Telmo ou sobre figuras marcantes do seu universo.

Para além de toda esta actividade, mais notória, o Projecto é – hoje e sempre – uma realidade que se cumpre ainda no trabalho de investigação biográfica e bibliográfica e de estudo do pensamento de António Telmo, continuando o seu ponto de partida – a página que o leitor agora está a ler – a ser o ponto de encontro de quantos lhe dão alma, tornando o seu patrono cada vez mais vivo, mais presente, mais movente.

Não cabe nomear aqui qualquer um dos trinta e cinco membros autores que integram presentemente o Projecto António Telmo. Vida e Obra. Há, porém, um nome que não podemos deixar agora de consignar: o de Maria Antónia Victorino, membro honorário do nosso Projecto. Pela confiança, pelo estímulo e pela colaboração com que continuamente nos honra. Para ela, a nossa mais profunda e sentida palavra de gratidão.

O tempo tem mostrado que esta causa vale bem a pena. Que os combates que, por vezes, com desassombro, houve que travar eram necessários e não foram em vão. Que o futuro tem um nome: António Telmo.